Livro - Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável
  • Livro - Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável

Livro - Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável

Sku: 9788522447534

Categoria: Administração e Marketing Rural

ISBN: 978-85-224-4753-4

Quantidade Disponivel: 0 un

Produto Indisponível

Unidade: un
un

Por R$ 72,00

à vista R$ 68,40 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

O agronegócio é um dos setores da atividade econômica brasileira que mais têm contribuído para o desenvolvimento do país. Nos últimos 15 anos ele foi o principal negócio da nossa economia, responsável por contínuos e crescentes superávits na balança comercial.

O Brasil ocupa hoje a posição de líder mundial na produção e na exportação em diversas cadeias produtivas, com espetacular capacidade de expansão de maneira sustentável da produção nacional.

Em 17 artigos, esta coletânea retrata a visão do agronegócio, através de conceitos e exemplos que comprovam a perspectiva confiante e oportunidades de desenvolvimento para o nosso país no setor que mais temos competitividade. Traz um conjunto de assuntos fundamentais na combinação de desenvolvimento, gestão, modernidade, com desenvolvimento local e distribuição de renda. Enfim, são temas que constatam o cenário do ambiente mundial da produção de alimentos, fibras e bioenergia e propõem idéias e futuros projetos para o planejamento e a gestão estratégica do agronegócio brasileiro.

Obra recomendada para gestores públicos e privados, agricultores, executivos, empresários e profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de alimentos e bioenergia. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem com para a disciplina Agronegócio dos cursos de graduação em Administração de Empresas, Agronomia e Engenharia Florestal.

Acabamento: Brochura

Ano: 2007

Autor: Marcos Fava Neves

Edição: 1

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-224-4753-4

Páginas: 172

Introdução

1   Cenário Político, Institucional da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
   1.1   Contexto internacional
   1.2   Contexto nacional
   1.3   Grandes estratégias para o Brasil: reformas estruturais que ajudem o agronegócio

2   Cenário Econômico da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
   2.1   Contexto internacional
   2.2   Contexto nacional

3   Cenário Sociocultural e a Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
   3.1   Contexto internacional
   3.2   O que era nicho virou tendência

4   Cenário Tecnológico da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
   4.1   Contexto internacional
   4.2   Contexto nacional

5   Grandes Estratégias ao Agronegócio Brasileiro (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)

6   O Agronegócio, Desenvolvimento Brasileiro e a Importância da Pesquisa (Evaristo Marzabal Meves, Marcos Fava Neves)

7   O Modelo PINS para Empreendimentos e o Desenvolvimento Sustentpavel (Marcos Fava Neves, Luciano Thomé e Castro)
   7.1   A orientação para a produção versus a orientação para o mercado
   7.2   A importância de ser dirigido pela demanda (demand driven)
   7.3   O modelo PINS
   7.4   A dimensão projeto, o "P" do PINS
   7.5   A dimensão integrado, o "I" do PINS
   7.6   A dimensão negócios, o "N" do PINS
   7.7   A dimensão sustentáveis, o "S" do PINS
   7.8   Conclusão: a importância de não se acomodar

8   A Importância das Associações Horizontais e Verticais
   8.1   Organizações horizontais versus verticais

9   Montando Contratos Sustentáveis (Frederico Fonseca Lopes, Marcos Fava Neves, Vinícius Gustavo Trombin)

10   Como Transplantar um Sistema Produtivo de um Local para Outro Visando ao Desenvolvimento da Região (Vinícius Gustavo Trombin, Marcos Fava Neves, Luciano Thomé e Castro)
   10.1   Escolha de público-alvo
   10.2   Formular a mensagem
   10.3   Identificação dos meios de comunicação
   10.4   Formatação de um plano de ação
   10.5   Implantação e gestão

11   Fair Trade: O que é, Dimensões, e como se Habilitar para Capturar Valor (Marco Antonio Conejero, Marina Aluisio Caldeira, Marcos Fava Neves)
   11.1   O que é Fair Trade? Origem
   11.2   Distinção entre orgânicos e Fair Trade
   11.3   Dimensões do mercado Fair Trade no Brasil e no mundo
   11.4   Como participar do Fair Trade

12   Produtos Orgânicos: O que é, Dimensões e Como se Habilitar (Marco Antonio Conejero, Letícia Serra, Marcos Fava Neves)
   12.1   Orgânicos e agricultura orgânica: o que é
   12.2   Produtos orgânicos e sua importância para a agricultura
   12.3   O mercado mundial e brasileiro de produtos orgânicos: dimensões
   12.4   Certificações orgânicas: como se habilitar?

13   Desenvolvendo uma Região por meio de Parcerias Público-Privadas: O Caso da Irrigação (Luciano Thomé e Castro, Marcos Fava Neves, Vinícius Gustavo Trombin, Frederico Fonseca Lopes)
   13.1   Histórico do desenvolvimento dos projetos públicos de irrigação
   13.2   PPP na irrigação

14   Criando Marcas Regionais (Indicação Geográfica) (Vinícius Gustavo Trombin, Marina Aluisio Caldeira, Marcos Fava Neves)

15   Análise Financeira de Projetos em Sistemas de Alimentos e Bioenergia (Matheus Alberto Cônsoli, Frederico Gonseca Lopes, Marcos Fava Neves)
   15.1   Estrutura do projeto de investimento
   15.2   Considerações finais sobre a arquitetura financeira de projetos no agronegócio

16   O Vale do São Francisco: Lições para o Planejamento Estratégico de uma Região (Frederico Fonseca Lopes, Luciano Thomé e Castro, Marcos Fava Neves, Marina Aluisio Caldeira)
   16.1   Localização e população do pólo Petrolina-Juazeiro
   16.2   Clima
   16.3   Área irrigada
   16.4   Produção
   16.5   Aspectos econômicos

17   Casos Empresariais do Agronegócio e Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro (Luciano Thomé e Castro, Matheus Alberto Cônsoli, Marcos Fava Neves, Frederico Fonseca Lopes)
   17.1   ViniBrasil: Projeto Nova Latitude
   17.2   Carrefour no Vale do São Francisco
   17.3   Suemi Special Fruit
   17.4   Agrovale
   17.5   Amacoco
   17.6   Valexport
   17.7   Embrapa
   17.8   Modelo Sustentável: Cooperativa Pindorama
   17.9   Biofábrica Moscamed Brasil (BMB)
   17.10   Grandes lições para novos projetos

Nota Final
Nota sobre o PENSA