Livro - Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável
Sku: 9788522447534
Categoria: Administração e Marketing Rural
ISBN: 978-85-224-4753-4
Quantidade Disponivel: 0 un
Por R$ 72,00
à vista R$ 68,40 economize 5% no Depósito Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
O agronegócio é um dos setores da atividade econômica brasileira que mais têm contribuído para o desenvolvimento do país. Nos últimos 15 anos ele foi o principal negócio da nossa economia, responsável por contínuos e crescentes superávits na balança comercial.
O Brasil ocupa hoje a posição de líder mundial na produção e na exportação em diversas cadeias produtivas, com espetacular capacidade de expansão de maneira sustentável da produção nacional.
Em 17 artigos, esta coletânea retrata a visão do agronegócio, através de conceitos e exemplos que comprovam a perspectiva confiante e oportunidades de desenvolvimento para o nosso país no setor que mais temos competitividade. Traz um conjunto de assuntos fundamentais na combinação de desenvolvimento, gestão, modernidade, com desenvolvimento local e distribuição de renda. Enfim, são temas que constatam o cenário do ambiente mundial da produção de alimentos, fibras e bioenergia e propõem idéias e futuros projetos para o planejamento e a gestão estratégica do agronegócio brasileiro.
Obra recomendada para gestores públicos e privados, agricultores, executivos, empresários e profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de alimentos e bioenergia. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem com para a disciplina Agronegócio dos cursos de graduação em Administração de Empresas, Agronomia e Engenharia Florestal.
Acabamento: Brochura
Ano: 2007
Autor: Marcos Fava Neves
Edição: 1
Editora: Atlas
ISBN: 978-85-224-4753-4
Páginas: 172
Introdução
1 Cenário Político, Institucional da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
1.1 Contexto internacional
1.2 Contexto nacional
1.3 Grandes estratégias para o Brasil: reformas estruturais que ajudem o agronegócio
2 Cenário Econômico da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
2.1 Contexto internacional
2.2 Contexto nacional
3 Cenário Sociocultural e a Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
3.1 Contexto internacional
3.2 O que era nicho virou tendência
4 Cenário Tecnológico da Produção de Alimentos, Fibras e Bioenergia (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
4.1 Contexto internacional
4.2 Contexto nacional
5 Grandes Estratégias ao Agronegócio Brasileiro (Marcos Fava Neves, Marco Antonio Conejero)
6 O Agronegócio, Desenvolvimento Brasileiro e a Importância da Pesquisa (Evaristo Marzabal Meves, Marcos Fava Neves)
7 O Modelo PINS para Empreendimentos e o Desenvolvimento Sustentpavel (Marcos Fava Neves, Luciano Thomé e Castro)
7.1 A orientação para a produção versus a orientação para o mercado
7.2 A importância de ser dirigido pela demanda (demand driven)
7.3 O modelo PINS
7.4 A dimensão projeto, o "P" do PINS
7.5 A dimensão integrado, o "I" do PINS
7.6 A dimensão negócios, o "N" do PINS
7.7 A dimensão sustentáveis, o "S" do PINS
7.8 Conclusão: a importância de não se acomodar
8 A Importância das Associações Horizontais e Verticais
8.1 Organizações horizontais versus verticais
9 Montando Contratos Sustentáveis (Frederico Fonseca Lopes, Marcos Fava Neves, Vinícius Gustavo Trombin)
10 Como Transplantar um Sistema Produtivo de um Local para Outro Visando ao Desenvolvimento da Região (Vinícius Gustavo Trombin, Marcos Fava Neves, Luciano Thomé e Castro)
10.1 Escolha de público-alvo
10.2 Formular a mensagem
10.3 Identificação dos meios de comunicação
10.4 Formatação de um plano de ação
10.5 Implantação e gestão
11 Fair Trade: O que é, Dimensões, e como se Habilitar para Capturar Valor (Marco Antonio Conejero, Marina Aluisio Caldeira, Marcos Fava Neves)
11.1 O que é Fair Trade? Origem
11.2 Distinção entre orgânicos e Fair Trade
11.3 Dimensões do mercado Fair Trade no Brasil e no mundo
11.4 Como participar do Fair Trade
12 Produtos Orgânicos: O que é, Dimensões e Como se Habilitar (Marco Antonio Conejero, Letícia Serra, Marcos Fava Neves)
12.1 Orgânicos e agricultura orgânica: o que é
12.2 Produtos orgânicos e sua importância para a agricultura
12.3 O mercado mundial e brasileiro de produtos orgânicos: dimensões
12.4 Certificações orgânicas: como se habilitar?
13 Desenvolvendo uma Região por meio de Parcerias Público-Privadas: O Caso da Irrigação (Luciano Thomé e Castro, Marcos Fava Neves, Vinícius Gustavo Trombin, Frederico Fonseca Lopes)
13.1 Histórico do desenvolvimento dos projetos públicos de irrigação
13.2 PPP na irrigação
14 Criando Marcas Regionais (Indicação Geográfica) (Vinícius Gustavo Trombin, Marina Aluisio Caldeira, Marcos Fava Neves)
15 Análise Financeira de Projetos em Sistemas de Alimentos e Bioenergia (Matheus Alberto Cônsoli, Frederico Gonseca Lopes, Marcos Fava Neves)
15.1 Estrutura do projeto de investimento
15.2 Considerações finais sobre a arquitetura financeira de projetos no agronegócio
16 O Vale do São Francisco: Lições para o Planejamento Estratégico de uma Região (Frederico Fonseca Lopes, Luciano Thomé e Castro, Marcos Fava Neves, Marina Aluisio Caldeira)
16.1 Localização e população do pólo Petrolina-Juazeiro
16.2 Clima
16.3 Área irrigada
16.4 Produção
16.5 Aspectos econômicos
17 Casos Empresariais do Agronegócio e Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro (Luciano Thomé e Castro, Matheus Alberto Cônsoli, Marcos Fava Neves, Frederico Fonseca Lopes)
17.1 ViniBrasil: Projeto Nova Latitude
17.2 Carrefour no Vale do São Francisco
17.3 Suemi Special Fruit
17.4 Agrovale
17.5 Amacoco
17.6 Valexport
17.7 Embrapa
17.8 Modelo Sustentável: Cooperativa Pindorama
17.9 Biofábrica Moscamed Brasil (BMB)
17.10 Grandes lições para novos projetos
Nota Final
Nota sobre o PENSA