Livro AGROPERFORMANCE: Um Método de Planejamento e Gestão Estratégica para Empreendimentos Agro Visando Alta Performance
Categoria: Administração e Marketing Rural
ISBN: 978-85-224-7324-3
Quantidade Disponivel: 0 un
Por R$ 85,00
à vista R$ 80,75 economize 5% no Depósito Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Esta é mais uma publicação preparada pelo Núcleo de Estudos e Projetos de Planejamento e Gestão Estratégica para Empreendimentos Agro, pertencente ao Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia), que desenvolve métodos aplicados e soluções integradas de gestão agro. Podem ser aplicados em qualquer tipo de empreendimento agro, independentemente do porte, do nível tecnológico e da profissionalização, como:
• AgroPerformance – planejamento e gestão estratégica para empreendimentos agro
• AIER – Análise de Investimento em Empreendimentos Rurais
• Benchmarking – análise comparativa de empreendimentos agro
• PRP – Programa de Relacionamento com Produtores
• GEP – Gestão Estratégica de Pessoas para Empreendimentos Agro
• ISCA – Implementação de Sistemas de Custeio no Empreendimento Agro
O livro auxilia o empreendedor rural a enfrentar os desafi os gerados pela nova realidade do agronegócio, obtendo melhor desempenho e sucesso no seu negócio.
Está dividido em duas partes. A Parte I descreve de maneira cadenciada as três etapas do método: Diagnóstico, Visão & Direcionamento e Implementação. A Parte II é composta por capítulos complementares, sobre a ótica empresarial que considerou o conceito triple bottom line, 3 Ps: People (gestão de pessoas), Planet (sustentabilidade) e Profi t (análise de investimento).
Obra recomendada para gestores públicos e privados, agricultores, empreendedores, tomadores de decisões e profi ssionais que lidam com o agronegócio. Leitura complementar para programas de pós-graduação, treinamentos, cursos e especializações, bem como para disciplinas de agronegócio dos cursos de Administração de Empresas, Administração Rural, Engenharia Agrônoma, entre outros.
Acabamento: Brochura
Ano: 2012
Autor: Frederico Fonseca Lopes
Edição: 1
Editora: Atlas
ISBN: 978-85-224-7324-3
Páginas: 224
Nota sobre a MARKESTRAT, xiii
Prefácio 1, xvii
Prefácio 2, xix
Prefácio 3, xxi
Nota sobre os autores, xxiii
1 Introdução, 1
1.1 O método AgroPerformance, 2
1.2 Como explorar este livro, 6
Parte 1
2 Análise do macroambiente (Marcos Fava Neves, Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 9
2.1 Brasil, 10
3 Análise do ambiente imediato (Vinícius Gustavo Trombin, Marcos Fava Neves e Frederico Fonseca Lopes), 19
3.1 Forças competitivas básicas, 20
4 Análise interna (Eduardo Sandrini Simprini e Frederico Fonseca Lopes), 27
4.1 Procedimentos para elaboração da análise interna, 29
4.1.1 Histórico, cultura, know-how do empreendimento, 29
4.1.2 Características do empreendimento rural, 30
4.1.3 Estrutura de governança e estrutura organizacional, 32
4.1.4 Características dos ativos de produção e de apoio à produção, 35
4.1.5 Recursos, capacidades e competências essenciais, 38
4.2 Utilização de técnicas de benchmarking para análise interna, 45
5 Consolidação das análises (Eduardo Sandrini Simprini, Frederico Fonseca Lopes e Marcos Fava Neves), 49
6 Missão, visão, valores e macro-objetivos (Janaína Gagliardi Bara e Frederico Fonseca Lopes), 57
6.1 Como estabelecer a missão, visão e valores do empreendimento rural, 59
6.2 Como elaborar a declaração de missão, visão e valores do empreendimento rural, 60
6.3 Comunicação da declaração de missão, visão e valores do empreendimento rural, 62
6.4 Como estabelecer os macro-objetivos, 64
7 Macrodefinições estratégicas do empreendimento agro (Marcos Fava Neves, Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 67
7.1 Estratégias genéricas em custo, diferenciação e inovação de valor, 68
7.1.1 Estratégia genérica de custo, 69
7.1.2 Estratégia genérica de diferenciação, 70
7.1.3 Estratégia genérica de inovação de valor, 70
7.2 Definindo a estratégia de crescimento do empreendimento rural, 74
7.2.1 Estratégia de crescimento intensivo, 75
7.2.2 Estratégia de crescimento integrado, 75
7.2.3 Estratégia de crescimento diversificado, 75
7.3 Vantagem competitiva para o empreendimento rural, 76
8 Elaboração de projetos (Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 79
9 Priorização de projetos (Eduardo Sandrini Simprini e Frederico Fonseca Lopes), 85
9.1 Critérios de priorização de projetos, 86
9.2 Vantagens e limitações de priorizar projetos, 88
9.3 Como priorizar projetos, 89
10 Implementação dos projetos (Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 93
10.1 O papel do líder e do gestor no empreendimento rural, 94
10.2 A importância do comitê gestor, 96
11 Gestão e controle (Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 97
11.1 Responsabilidades da equipe de gestão e controle, 98
11.2 Tipos de controle estratégico, 99
11.3 Monitoramento dos projetos, 99
11.4 Ações para obter resultados, 101
11.5 Avaliação dos resultados, 102
11.6 Melhoria contínua, reestruturação e reposicionamento, 103
Parte 2
12 Análise de investimento em empreendimentos agro (Frederico Fonseca Lopes e Janaína Gagliardi Bara), 107
12.1 Análise de investimentos, 108
12.1.1 Fluxo de Caixa, 108
12.1.2 Valor Presente Líquido (VPL), 111
12.1.3 Taxa Interna de Retorno (TIR), 111
12.1.4 Payback - Período de Retorno, 111
12.2 Análise de cenários, 112
12.3 Análise de riscos, 112
12.4 Ativo terra versus atividade agropecuária, 115
13 Sustentabilidade, inovação e tecnologia (Adriano Vecchiatti Lupinacci), 123
13.1 Conceitos de sustentabilidade e tecnologia no agronegócio brasileiro, 125
13.1.1 Sustentabilidade, 125
13.1.2 Inovação e tecnologia na agropecuária do Brasil, 128
13.1.3 Agrotecnologia, 130
13.1.4 Quatro P’s da sustentabilidade, 133
13.2 Sustentabilidade em empreendimentos rurais, 136
13.2.1 Conceito de Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis (PINS), 136
13.2.2 Sistemas integrados para exploração sustentável dos cerrados brasileiros, 138
13.2.3 Defesa fitossanitária sob a ótica da sustentabilidade, 145
14 Gestão de pessoas em empreendimentos agro (Marco Antônio Tibério), 151
14.1 Um breve histórico das relações capital × trabalho na agropecuária brasileira, 151
14.2 A gestão de pessoas numa abordagem objetiva, 153
14.3 Remuneração sistematizada, 154
14.4 Recrutamento & Seleção, 164
14.5 Integração, 167
14.6 Treinamento, 167
14.7 Avaliação do desempenho, 168
14.8 Comportamento, 171
14.9 Capacitação & Desenvolvimento, 173
14.10 Endomarketing, 176
14.11 Rotinas trabalhistas, 177
14.12 Higiene, segurança e medicina do trabalho, 180
14.13 Programa de participação nos lucros e/ou resultados, 182
Referências bibliográficas, 185