Livro estratégias para o algodão no brasil
Categoria: Administração e Marketing RuralCulturas
ISBN: 978-85-224-7240-6
Quantidade Disponivel: 29 un
Por R$ 77,00
à vista R$ 73,15 economize 5% no Depósito Bancário
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
A obra representa, para o setor da cotonicultura brasileira, um enorme avanço e a responsabilidade de trazer a público – de forma didática – números reais, sólidos e confirmadores da realidade do trabalho desenvolvido pelos muitos cotonicultores de norte a sul do país e por toda a cadeia, que vai do plantio da fibra ao produto final que chega às mãos do consumidor.
Ao longo dos capítulos são apresentados os resultados da pesquisa que traz, com a credibilidade de números colhidos diretamente com cada elo da cadeia, dados que confirmam nossa importância para a economia nacional, como a alta geração de empregos, os valores de exportação que sustentam a balança comercial e a representatividade do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O trabalho também reforça o posicionamento da nossa cotonicultura no cenário internacional – tendo o Brasil como quarto maior exportador do mundo, sustenta a alta produtividade média e a alta qualidade da fibra brasileira que já é reconhecida por tecelagens de quase todos os continentes.
Livro indicado para profissionais e acadêmicos envolvidos com agronegócios nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Canais de Distribuição, Responsabilidade Social Corporativa, Direito Econômico e Ambiental, Certificações Socioambientais, Sustentabilidade Empresarial, Políticas Públicas, Estratégias Empresariais e Planejamento de associações de interesse privado.
Acabamento: Brochura
Ano: 2012
Autor: Marcos Fava Neves, Mairun Junqueira Alves Pinto
Edição: 1
Editora: Atlas
ISBN: 978-85-224-7240-6
Páginas: 118
Siglas e abreviaturas, ix
Prefácio 1, xix
Prefácio 2, xxi
Mensagem inicial, xxiii
1 Mapeamento e quantificação da cadeia produtiva do algodão – Safra 2010/2011 (José Carlos de Lima Júnior, Raphael Missiatto, Julio Kyosen Nakatani, Leonardo Nassar, Vinícius Gustavo Trombin, Flavio Ruhnke Valério), 1
1.1 Método do mapeamento e quantificação, 2
1.2 Resultados do mapeamento e quantificação, 4
1.2.1 Antes da fazenda, 8
1.2.2 Dentro da fazenda, 12
1.2.3 Depois da fazenda, 13
1.2.4 Agentes facilitadores, 15
1.2.5 Tributos, 17
1.2.6 Massa salarial e emprego, 19
1.3 Considerações finais sobre a quantificação, 19
2 O mercado e a economia algodoeira (Mairun Junqueira Alves Pinto, Julio Kyosen Nakatani), 21
2.1 História da cotonicultura no Brasil, 21
2.2 Emprego e renda no cultivo do algodão, 25
2.3 Balança comercial do algodão brasileiro, 26
2.4 O mercado internacional de algodão, 29
2.6 Políticas protecionistas e o caso Brasil × EUA na OMC, 35
2.7 Infraestrutura logística, 37
2.8 A importância da classificação e da rastreabilidade, 38
3 A produção algodoeira (Eleusio Freire, Julio Kyosen Nakatani), 40
3.1 Produção mundial de algodão, 40
3.2 Produção brasileira de algodão, 42
3.3 Custos de produção do algodão brasileiro, 47
3.4 Variedades na cotonicultura, inovação e biotecnologia, 50
3.5 Sustentabilidade na cotonicultura, 51
3.6 Projeções para a cotonicultura brasileira – 2020, 53
4 Políticas de incentivo e financiamento à cotonicultura (Renato Chamma, Alex Caetité), 55
4.1 Crédito rural para a cadeia produtiva do algodão, 56
4.2 Concessão de crédito para o custeio agrícola, 57
4.3 Concessão de crédito para a comercialização do algodão, 61
4.4 Concessão de crédito para investimento na cotonicultura, 61
4.5 Outros mecanismos da política agrícola, 62
5 O consumo industrial dos produtos de algodão (Mairun Junqueira Alves Pinto), 64
5.1 A utilização da fibra de algodão, 64
5.2 A utilização do caroço de algodão, 65
5.3 O consumo da fibra de algodão no Brasil e no mundo, 68
5.4 A balança comercial brasileira de produtos têxteis, 71
5.5 Os impactos da valorização cambial, 73
5.6 Outros fatores que prejudicam a competitividade da indústria têxtil brasileira, 75
6 O futuro do agro e a agenda da cotonicultura (Marcos Fava Neves), 77
6.1 Uma visão do agro brasileiro e sua agenda 2020, 77
6.1.1 Exportações do agro a caminho dos US$ 100 bilhões, 77
6.1.2 O engenheiro agrônomo e o agricultor, 78
6.1.3 Viagem pelas terras do agro brasileiro, 80
6.1.4 A agricultura brasileira precisa aproveitar o mercado asiático, 81
6.1.5 Aumento de custos põe em xeque a agricultura brasileira, 82
6.1.6 A agricultura de alto desempenho exige fazer mais com menos, 83
6.1.7 Oeste baiano se desenvolve com a força do agronegócio, 84
6.1.8 O Mundo demanda terras brasileiras para produção renovável, 85
6.1.9 O Brasil como solução à crise alimentar, 87
6.1.10 Agronegócio precisa mostrar à sociedade o seu valor, 88
6.1.11 Exportações do agronegócio brasileiro podem alcançar US$ 200 bilhões em 2020, 89
6.1.12 Valorizar o agro é o melhor investimento do novo governo, 90
6.1.13 Em se plantando, nem tudo dá..., 91
6.1.14 Em ano ruim, agronegócio pode salvar contas externas do país, 93
6.1.15 Brasil é o ator principal no cenário mundial da produção de alimentos, 94
6.1.16 A década do agronegócio (2004), 95
6.1.17 Fornecedor mundial de alimentos (2000), 97
6.2 Uma agenda positiva e propositiva para a cotonicultura brasileira, 99
6.2.1 A cadeia do algodão tem um PIB de US$ 19 bilhões, 99
6.2.2 Comentários finais e a agenda do algodão, 100
Referências, 105
Apêndice, 109