Livro - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa
  • Livro - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa
  • Livro - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

Livro - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

Sku: 9788597019629

Categoria: Ecologia e Meio Ambiente

ISBN: 978-85-97-01962-9

Quantidade Disponivel: 30 un

Unidade: un
un

Por R$ 179,00

à vista R$ 170,05 economize 5% no Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

O livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, de Takeshy Tachizawa, chega à 9ª edição ainda mais relevante e indispensável, atentando para estratégias de negócios focadas na realidade brasileira.

A obra tem em vista o cenário atual, no qual, cada vez mais, as organizações precisarão considerar a boa execução dos processos de sua cadeia evolutiva para ter sucesso, ampliar mercados, conquistar novos clientes e, consequentemente, obter resultados favoráveis ao seu crescimento.

Mudanças significativas apontam para um novo contexto empresarial, em que a gestão de negócios assume uma característica socialmente responsável e ecologicamente correta, exigindo novos modelos de gestão.

O objetivo de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa é apresentar reflexões para uma compreensão global sobre o assunto, para que os gestores possam entender melhor a missão, a visão e os valores do novo perfil organizacional e adotar uma postura ética perante os clientes e a comunidade em geral.

Acabamento: Brochura

Ano: 2019

Autor: Takeshy Tachizawa

Edição: 9

Editora: Atlas

ISBN: 978-85-97-01962-9

Tamanho: 17 x 24

Páginas: 352

Apresentação 

Prefácio 

Parte I - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social nas Organizações, 1 

1 ASPECTOS ECONÔMICOS DA GESTÃO AMBIENTAL E DA 
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 5 
Estudo de Caso - Confecção de Roupas Paulista Ltda., 14 

2 TECNOLOGIAS DE GESTÃO E QUESTÕES AMBIENTAIS E DE 
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 23 
2.1 Teoria da administração no contexto da gestão ambiental e da responsabilidade 
social, 23 
2.2 Resultados das novas técnicas de gerenciamento, 27 
2.3 Novas tecnologias e novos modelos de gestão, 30 
Estudo de Caso - Higiene e Limpeza Ltda., 36 

3 TRANSFORMAÇÕES EMPRESARIAIS, GESTÃO AMBIENTAL E 
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 43 
3.1 Gestão com pessoas e questões ambientais e de responsabilidade 
social, 44 
3.2 Ampliação das fronteiras da organização, 50 
3.3 Gestão ambiental e responsabilidade social: uma questão passageira?, 
53 
3.4 Alianças e parcerias ecológicas, 57 
3.5 Nova visão empresarial, 59 

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES, 67 

5 ROTULAGEM AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS NEGÓCIOS VERDES, 76 
5.1 Alemanha - Blau Engel, 77 
5.2 Canadá - Environmental Choice Program, 78 
5.3 Japão - Ecomark, 78 
5.4 Conselho Nórdico - Nordicswan, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia, 78 
5.5 Nova Zelândia - Environmental Choice, 78 
5.6 Índia - Ecomark Program, 79 
5.7 França - NF - Environment, 79 
5.8 Áustria - Umweltzeichen, 79 
5.9 União Europeia - Eco Label, 79 
5.10 Países Baixos - Stichting Milieukeur, 80 
5.11 Cingapura - Greenlabel, 80 
5.12 Coreia - Eco Label, 80 
5.13 Croácia - Environmentally Friendly, 81 
5.14 República Tcheca - Environment Friendly Product, 81 
5.15 Taiwan - Green Mark, 81 
5.16 Brasil - ABNT - Qualidade Ambiental, 81 
Estudo de Caso - Indústria de Papel e Celulose S.A., 83 

Parte II - Modelo de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social, 89 

6 UMA PROPOSTA DE MODELO, 93 

7 APLICAÇÃO PRÁTICA DO MODELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E 
AMBIENTAL, 103 
7.1 Caracterização da organização, 103 
7.2 Análise ambiental (conjuntura e cenários), 105 
7.3 Modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social, 106 
7.4 Objetivos e estratégias ambientais e sociais, 107 
7.5 Estratégias e ações ambientais e sociais, 111 
7.6 Políticas ambientais, 118 
7.7 Diretrizes, 119 
7.8 Indicadores sociais e ambientais, 119 
7.9 Auditoria ambiental, 122 

Parte III - Estratégias de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, 
129 

8 CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E OS DIFERENTES TIPOS DE 
NEGÓCIOS, 133 
8.1 Estabelecendo uma visão global de uma organização, 133 
8.2 Caracterização e delineamento estratégico de uma organização, 141 
8.3 Tipos de organizações e seus diferentes impactos ambientais, 143 
Estudo de Caso - Petroquímica S.A., 146 

9 INDÚSTRIA ALTAMENTE CONCENTRADA, 158 
9.1 Características básicas, 158 
9.2 Estratégias corporativas genéricas, 161 
9.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 162 
9.4 Configuração organizacional, 171 
9.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 173 
Estudo de Caso - Produtos Químicos Ltda., 175 

10 EMPRESAS DA INDÚSTRIA SEMICONCENTRADA, 180 
10.1 Características básicas, 180 
10.2 Estratégias corporativas genéricas, 182 
10.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 182 
10.4 Configuração organizacional, 184 
10.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 186 
Estudo de Caso - Telefonia e Comunicações Ltda., 188 

11 EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS, 196 
11.1 Características básicas, 196 
11.2 Estratégias corporativas genéricas, 197 
11.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 199 
11.4 Configuração organizacional, 201 
11.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 202 

12 EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS, 204 
12.1 Características básicas, 204 
12.2 Estratégias corporativas genéricas, 205 
12.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 208 
12.4 Configuração organizacional, 211 
12.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 211 
Estudo de Caso - Indústria de Máquinas Ltda., 213 

13 SETOR DE EMPRESAS COMERCIAIS, 222 
13.1 Características básicas, 222 
13.2 Estratégias corporativas genéricas, 223 
13.3 Estratégias ambientais e de responsabilidade social, 224 
13.4 Configuração organizacional, 225 
13.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 226 
Estudo de Caso - Ótica Capital Ltda., 228 

14 EMPRESAS DE SERVIÇOS FINANCEIROS, 235 
14.1 Características básicas, 235 
14.2 Estratégias corporativas genéricas, 236 
14.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 236 
14.4 Configuração organizacional, 238 
14.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 239 
Estudo de Caso - Banco Comercial S.A., 241 

15 EMPRESAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, 247 
15.1 Características básicas e estratégias genéricas, 247 
15.2 Estratégias de gestão ambiental e de responsabilidade social, 247 
15.3 Configuração organizacional, 249 
15.4 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 256 
Estudo de Caso - Engenharia e Projetos Ltda., 259 

16 INSTITUIÇÕES DO SETOR EDUCACIONAL, 265 
16.1 Características básicas, 265 
16.2 Estratégias corporativas genéricas, 266 
16.3 Estratégias de gestão ambiental e de responsabilidade social, 268 
16.4 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 270 
Estudo de Caso - Centro de Ensino Logos: concepção de um curso em gestão ambiental 
e responsabilidade social, 271 

17 SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS, 284 
17.1 Características básicas e estratégias genéricas, 284 
17.2 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 287 

18 ORGANIZAÇÕES DE OUTROS RAMOS DE NEGÓCIOS, 291 
18.1 Organizações não governamentais (ONGs), 293 
18.2 Cooperativas, 295 
18.3 Hospitais, 297 
18.4 Empresas de transporte, 302 
18.5 Hotelaria, 303 

Parte IV - Outros Fatores de Influência do Modelo de Gestão Ambiental e 
de Responsabilidade Social, 307 

19 CADEIA PRODUTIVA, PROCESSOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, 311 
19.1 Influência das tecnologias da informação, 311 
19.2 Por onde começar?, 317 
19.3 Visão prática das tecnologias da informação, 322 
Estudo de Caso - LatinoAmerica Ltda., 327 

20 INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, 332 
20.1 Indicadores de desempenho e de qualidade, 334 
20.2 Comparação com o mercado e a concorrência, 339 
20.3 Critérios utilizados pelo benchmarking, 340 
20.4 Indicadores de gestão ambiental e de responsabilidade social, 342 
Estudo de Caso - Serviços Ecológicos Ltda., 346 

Apêndice - Filmes sugeridos (sessão de cinema como apoio aos temas abordados no 
livro), 355 

Posfácio, 401 

Anexo A - Indicadores de Desenvolvimento Humano Organizacional - IDHO como 
proposta alternativa de instrumento de monitoramento da sustentabilidade 
empresarial, 405 

Anexo B - Especificação de software para monitoramento socioambiental, 418 

Anexo C - Diretrizes para abertura de uma ONG com atuação em preservação ambiental 
e responsabilidade social, 436 

Bibliografia, 445 

Índice remissivo, 449