Livro - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa
Sku: 9788597019629
Categoria: Ecologia e Meio Ambiente
ISBN: 978-85-97-01962-9
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O livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, de Takeshy Tachizawa, chega à 9ª edição ainda mais relevante e indispensável, atentando para estratégias de negócios focadas na realidade brasileira.
A obra tem em vista o cenário atual, no qual, cada vez mais, as organizações precisarão considerar a boa execução dos processos de sua cadeia evolutiva para ter sucesso, ampliar mercados, conquistar novos clientes e, consequentemente, obter resultados favoráveis ao seu crescimento.
Mudanças significativas apontam para um novo contexto empresarial, em que a gestão de negócios assume uma característica socialmente responsável e ecologicamente correta, exigindo novos modelos de gestão.
O objetivo de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa é apresentar reflexões para uma compreensão global sobre o assunto, para que os gestores possam entender melhor a missão, a visão e os valores do novo perfil organizacional e adotar uma postura ética perante os clientes e a comunidade em geral.
Acabamento: Brochura
Ano: 2019
Autor: Takeshy Tachizawa
Edição: 9
Editora: Atlas
ISBN: 978-85-97-01962-9
Tamanho: 17 x 24
Páginas: 352
Apresentação
Prefácio
Parte I - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social nas Organizações, 1
1 ASPECTOS ECONÔMICOS DA GESTÃO AMBIENTAL E DA
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 5
Estudo de Caso - Confecção de Roupas Paulista Ltda., 14
2 TECNOLOGIAS DE GESTÃO E QUESTÕES AMBIENTAIS E DE
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 23
2.1 Teoria da administração no contexto da gestão ambiental e da responsabilidade
social, 23
2.2 Resultados das novas técnicas de gerenciamento, 27
2.3 Novas tecnologias e novos modelos de gestão, 30
Estudo de Caso - Higiene e Limpeza Ltda., 36
3 TRANSFORMAÇÕES EMPRESARIAIS, GESTÃO AMBIENTAL E
RESPONSABILIDADE SOCIAL, 43
3.1 Gestão com pessoas e questões ambientais e de responsabilidade
social, 44
3.2 Ampliação das fronteiras da organização, 50
3.3 Gestão ambiental e responsabilidade social: uma questão passageira?,
53
3.4 Alianças e parcerias ecológicas, 57
3.5 Nova visão empresarial, 59
4 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES, 67
5 ROTULAGEM AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS NEGÓCIOS VERDES, 76
5.1 Alemanha - Blau Engel, 77
5.2 Canadá - Environmental Choice Program, 78
5.3 Japão - Ecomark, 78
5.4 Conselho Nórdico - Nordicswan, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia, 78
5.5 Nova Zelândia - Environmental Choice, 78
5.6 Índia - Ecomark Program, 79
5.7 França - NF - Environment, 79
5.8 Áustria - Umweltzeichen, 79
5.9 União Europeia - Eco Label, 79
5.10 Países Baixos - Stichting Milieukeur, 80
5.11 Cingapura - Greenlabel, 80
5.12 Coreia - Eco Label, 80
5.13 Croácia - Environmentally Friendly, 81
5.14 República Tcheca - Environment Friendly Product, 81
5.15 Taiwan - Green Mark, 81
5.16 Brasil - ABNT - Qualidade Ambiental, 81
Estudo de Caso - Indústria de Papel e Celulose S.A., 83
Parte II - Modelo de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social, 89
6 UMA PROPOSTA DE MODELO, 93
7 APLICAÇÃO PRÁTICA DO MODELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E
AMBIENTAL, 103
7.1 Caracterização da organização, 103
7.2 Análise ambiental (conjuntura e cenários), 105
7.3 Modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social, 106
7.4 Objetivos e estratégias ambientais e sociais, 107
7.5 Estratégias e ações ambientais e sociais, 111
7.6 Políticas ambientais, 118
7.7 Diretrizes, 119
7.8 Indicadores sociais e ambientais, 119
7.9 Auditoria ambiental, 122
Parte III - Estratégias de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social,
129
8 CARACTERIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E OS DIFERENTES TIPOS DE
NEGÓCIOS, 133
8.1 Estabelecendo uma visão global de uma organização, 133
8.2 Caracterização e delineamento estratégico de uma organização, 141
8.3 Tipos de organizações e seus diferentes impactos ambientais, 143
Estudo de Caso - Petroquímica S.A., 146
9 INDÚSTRIA ALTAMENTE CONCENTRADA, 158
9.1 Características básicas, 158
9.2 Estratégias corporativas genéricas, 161
9.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 162
9.4 Configuração organizacional, 171
9.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 173
Estudo de Caso - Produtos Químicos Ltda., 175
10 EMPRESAS DA INDÚSTRIA SEMICONCENTRADA, 180
10.1 Características básicas, 180
10.2 Estratégias corporativas genéricas, 182
10.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 182
10.4 Configuração organizacional, 184
10.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 186
Estudo de Caso - Telefonia e Comunicações Ltda., 188
11 EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS, 196
11.1 Características básicas, 196
11.2 Estratégias corporativas genéricas, 197
11.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 199
11.4 Configuração organizacional, 201
11.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 202
12 EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS, 204
12.1 Características básicas, 204
12.2 Estratégias corporativas genéricas, 205
12.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 208
12.4 Configuração organizacional, 211
12.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 211
Estudo de Caso - Indústria de Máquinas Ltda., 213
13 SETOR DE EMPRESAS COMERCIAIS, 222
13.1 Características básicas, 222
13.2 Estratégias corporativas genéricas, 223
13.3 Estratégias ambientais e de responsabilidade social, 224
13.4 Configuração organizacional, 225
13.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 226
Estudo de Caso - Ótica Capital Ltda., 228
14 EMPRESAS DE SERVIÇOS FINANCEIROS, 235
14.1 Características básicas, 235
14.2 Estratégias corporativas genéricas, 236
14.3 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 236
14.4 Configuração organizacional, 238
14.5 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 239
Estudo de Caso - Banco Comercial S.A., 241
15 EMPRESAS DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, 247
15.1 Características básicas e estratégias genéricas, 247
15.2 Estratégias de gestão ambiental e de responsabilidade social, 247
15.3 Configuração organizacional, 249
15.4 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 256
Estudo de Caso - Engenharia e Projetos Ltda., 259
16 INSTITUIÇÕES DO SETOR EDUCACIONAL, 265
16.1 Características básicas, 265
16.2 Estratégias corporativas genéricas, 266
16.3 Estratégias de gestão ambiental e de responsabilidade social, 268
16.4 Estratégias de gestão com pessoas e tecnologias da informação, 270
Estudo de Caso - Centro de Ensino Logos: concepção de um curso em gestão ambiental
e responsabilidade social, 271
17 SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS, 284
17.1 Características básicas e estratégias genéricas, 284
17.2 Estratégias ambientais e responsabilidade social, 287
18 ORGANIZAÇÕES DE OUTROS RAMOS DE NEGÓCIOS, 291
18.1 Organizações não governamentais (ONGs), 293
18.2 Cooperativas, 295
18.3 Hospitais, 297
18.4 Empresas de transporte, 302
18.5 Hotelaria, 303
Parte IV - Outros Fatores de Influência do Modelo de Gestão Ambiental e
de Responsabilidade Social, 307
19 CADEIA PRODUTIVA, PROCESSOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, 311
19.1 Influência das tecnologias da informação, 311
19.2 Por onde começar?, 317
19.3 Visão prática das tecnologias da informação, 322
Estudo de Caso - LatinoAmerica Ltda., 327
20 INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, 332
20.1 Indicadores de desempenho e de qualidade, 334
20.2 Comparação com o mercado e a concorrência, 339
20.3 Critérios utilizados pelo benchmarking, 340
20.4 Indicadores de gestão ambiental e de responsabilidade social, 342
Estudo de Caso - Serviços Ecológicos Ltda., 346
Apêndice - Filmes sugeridos (sessão de cinema como apoio aos temas abordados no
livro), 355
Posfácio, 401
Anexo A - Indicadores de Desenvolvimento Humano Organizacional - IDHO como
proposta alternativa de instrumento de monitoramento da sustentabilidade
empresarial, 405
Anexo B - Especificação de software para monitoramento socioambiental, 418
Anexo C - Diretrizes para abertura de uma ONG com atuação em preservação ambiental
e responsabilidade social, 436
Bibliografia, 445
Índice remissivo, 449